Os profissionais de saúde costumam lidar com diversas situações ao longo de sua jornada de trabalho que acarretam uma grande carga emocional, sendo fundamental um atendimento psicológico voltado para os profissionais desta área.

Sendo assim, são muitos os desafios que enfrentam em seu ambiente de trabalho, como horas seguidas para cumprir um plantão, entregar más notícias a familiares de pacientes, lidar com o emocional de diferentes pessoas e até mesmo as mortes.

Apesar de todo o preparo para lidar com essas situações, a pandemia do coronavírus intensifica os desafios constantemente. Conforme estudo do Conselho Federal de Enfermagem, a cada 11 minutos um profissional que trabalha no tratamento contra a covid-19 busca atendimento psicológico.

Assim, se antes da pandemia, o atendimento psicológico para profissionais de saúde já era recomendado, agora aumentou. Afinal, quem cuida de todos também precisa de cuidados.

Por isso, neste artigo, confira a importância de buscar um acompanhamento psicológico por meio de 4 benefícios da terapia na vida dos profissionais de saúde.


Promove autoconhecimento


Durante a terapia, por meio da comunicação, é possível se ouvir e se conhecer melhor. Assim, passamos a refletir sobre questões cruciais sobre autoconhecimento.

Conforme o tempo passa, ouvimos muitas críticas sobre nossa personalidade e modo de pensar. Por isso, é comum internalizar a visão dos outros sobre nós. Na terapia, por meio do autoconhecimento será possível encontrar a própria essência.

E quanto mais você se conhecer, mais souber sobre duas qualidades e defeitos, desejos e sonhos, mais leve a vida fica. Além disso, tomará decisões mais sábias, transformando aspectos negativos de sua vida.


Alivia tensões


Vivemos num ritmo frenético, muitas vezes trabalhando em excesso, enfrentando situações delicadas e isso acaba causando uma ansiedade extrema. Somos considerados, segundo a Organização Mundial da Saúde, o país mais ansioso do mundo.

A terapia tem o objetivo de trabalhar as emoções negativas, diminuindo a tensão, os conflitos e melhorando a ansiedade. Em outras palavras, você terá resiliência. Descobrirá quão forte realmente é, enxergando aspectos positivos de sua personalidade.

Alguns transtornos e medos também podem ser desmistificados e o profissional consegue superar traumas e ter uma versão melhor de si mesmo, com novas perspectivas de vida, muito mais integrada, humana e equilibrada.


Melhora profissional


O atendimento psicológico aprimora as habilidades emocionais e intelectuais. Além disso, atua também no aumento da capacidade de atenção e desenvolve a motivação.

A motivação, segundo uma pesquisa da Medilab sobre o tema, realizada com um grupo de 30 mil pessoas, confirmou que quando o funcionário está motivado ele consegue ser 50% mais produtivo. Assim, o profissional fica mais satisfeito consigo mesmo.


Saúde mental


Cuidar da saúde mental deve ser prioridade, afinal ela é fundamental para a qualidade de vida e para a prevenção de doenças. Cuidar do psíquico se torna necessário para uma vivência saudável, ativa e potente. Tanto no que se refere às emoções quanto ao cognitivo.

Pesquisas mostram que a depressão vem causando prejuízos grandes no âmbito profissional. Um relatório divulgado pela OMS afirma que em 2018, mais de 75 mil brasileiros foram afastados de seu trabalho por causa da depressão. Por isso, além de sermos líderes mundiais

Você consegue perceber a importância de tratar de sua saúde mental e de um acompanhamento psicológico bem feito, não é mesmo?

Por fim, sabemos que a saúde mental é um assunto bastante delicado, em especial aos profissionais que trabalham com e para a saúde de tantas pessoas. Por isso, é fundamental contar com uma gestão de risco profissional para te ajudar. 

← Votar