A prática de determinadas atividades profissionais requer mais cuidado do que outras, como é o caso da medicina, que lida diretamente com a vida das pessoas. Não é à toa que o número de processos na justiça por erro médico cresceu nos últimos anos. Nesse sentido, cabe destacar um estudo que foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o qual apontou que somente em 2017 foram registrados mais de 25 mil ações judiciais por erro médico.

Mas, e então, você sabe como comprovar um erro médico? Se tem dúvida a esse respeito, continue a leitura! Aqui, apresentamos informações que podem lhe ajudar.


Erro médico: fatores de riscos


Não se pode falar em erro médico sem antes mencionar alguns fatores que contribuem para que esse ato lesivo seja configurado. Inúmeros são os fatores que podem causar esse erro. A título de exemplo, listamos alguns a seguir:


Infraestrutura

Um dos principais fatores que pode acarretar erro médico são as péssimas condições de trabalho, como a falta de recursos materiais e a baixa quantidade de profissionais em um espaço de trabalho que atende grande quantidade de pessoas. Esse fato pode causar estresse laborativo e prejudicar, assim, o adequado funcionamento das operações profissionais.


Formação médica precária

Uma formação médica precária ou deficiente também pode causar erro médico e, assim, comprometer não apenas a imagem do profissional, mas da instituição a que ele serve.

Por isso, é importante manter-se atualizado na área de formação médica, para que desse modo seja executado um trabalho de excelência, desde o atendimento ao paciente, até a realização de procedimentos complexos.


Baixo nível do salário

Ter um bom salário é um fator decisivo para que o profissional dê o seu melhor, realizando suas atribuições com excelência e, assim, evitando erros de caráter médico. O nível do salário é também um fator a se considerar quando o assunto é erro médico.


Como comprovar erro médico?


A maneira mais eficiente de se comprovar um erro médico é realizando a perícia médica. A partir desse instrumento, pode-se comprovar a configuração de um dano ou lesão em uma suposta vítima de erro médico.

Na perícia, busca-se não somente comprovar a alteração na anatomia corpórea ou funcional da vítima, mas toda anomalia que se configura em razão do dano ou lesão.

Vale dizer que a vítima pode processar o profissional responsável pelo erro médico nas três esferas: civil, penal e administrativa. Na ação de caráter criminal, portanto, penal, a perícia médica tenta encontrar elementos que demonstrem danos ou lesões no corpo da vítima, bem como o meio ou a ação que os produziu, sejam por fatores químicos, físicos ou mistos.

Agora que você sabe como comprovar um erro médico, é bom iniciar o procedimento para que assim qualquer conflito dentro desse contexto seja resolvido sem que seja necessário recorrer ao judiciário.


Você gostou deste assunto e gostaria de se aprofundar mais? Então, não deixe de acessar nossa plataforma de ensino e site! Neles você pode encontrar diversos conteúdos ricos e completos, capazes de contribuir para o enriquecimento de seus conhecimentos.

← Votar